Escrever um livro: o que você precisa fazer antes de começar.

Escrever um livro: o que você precisa fazer antes de começar.

Por paixão ou por necessidade, escrever é preciso. Uma publicação nasce do seu empenho individual. Mas seu trabalho começa bem antes do ato de escrever. Suas palavras só ganharão o mundo se você souber como guiá-las. Por isso, seu esforço de escrever não precisa ser apenas um exercício de paixão ou de desenvolvimento pessoal. Para que seu livro ganhe o mundo, você precisa planejá-lo desde o início para fazê-lo brilhar.

Por que escrever um livro?

Você precisa ser sincero consigo mesmo, sem preconceitos: qual o seu objetivo ao dedicar semanas ou meses na jornada de escrever um livro? Se você deseja pintar palavras em um papel com puro objetivo artístico, então deixe sua arte viver sem amarras. Agora, se você tem objetivos secundários, o primeiro passo é entendê-los e defini-los. Seu livro pode defender causas, retratar dramas, divulgar ideias. Você deve se colocar sempre como emissor de uma mensagem. Como toda mensagem, ela deve ser entendida por quem lê.

Quem lerá suas palavras?

Ao definir o objetivo do seu livro, é hora de entender os costumes, hábitos e formas de se comunicar de quem vai ler suas palavras escritas. Onde essas pessoas costumam buscar informações? Elas preferem conversas diretas, sem rodeios, ou gostam de metáforas e exercícios filosóficos? Entender o comportamento do público a ser atingido é fundamental para dar o valor correto ao seu trabalho de escrever. E, como você deve saber, escrever é um processo com muitas peculiaridades.

Como sua mensagem será passada?

Existem inúmeras formas de se contar histórias. Desde a mais simples redação para vestibular até os livros ganhadores do Prêmio Nobel de Literatura, todos os textos obedecem a formatos pré-estabelecidos. Você pode usar uma história ficcional de um personagem para relatar dramas sociais reais, assim como pode falar literalmente sobre o que deseja, como neste texto. Escolher entre poesia ou prosa é só o primeiro passo para mergulhar nos vários estilos literários que existem. Tudo para que seu livro possa chegar da melhor forma a quem o lerá.

Onde seu livro será encontrado?

Para evitar sustos, o planejamento do lançamento de seu livro precisa ser feito com muita antecedência. O quanto você está disposto a investir? Será do seu bolso? Você conta com uma editora ou fará tudo de forma independente? Seu livro será físico ou digital? Aqui, quanto mais claro o processo estiver para você, melhor. Todo cuidado é pouco para que você possa fazer com que seu livro chegue a quem deva chegar com eficiência e custo justo. Vale a pena também saber desde cedo se você deseja obter lucro direto com a venda de sua publicação ou se seu objetivo principal é divulgar sua mensagem.

Escrever é parte de um sistema complexo de comunicação. Mas tudo se torna mais fácil se você traçar objetivos claros e seguí-los antes de começar a escrever de fato. Suas palavras serão uma ponte entre você e as pessoas que terão novos pensamentos e sentimentos através de suas palavras. Deve partir de você a engenharia e a arquitetura dessa ponte, para que ela seja sólida e agradável para quem a atravessa.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *