O que é epub? Saiba porque ele é mais vantajoso que PDF

O que é epub? Saiba porque ele é mais vantajoso que PDF

O formato Eletronic Publication, conhecido como ePub, criado em 2007 pela International Digital Publishing Forum (IDPF), é um formato de arquivo digital muito popular entre os livros digitais, ou ebooks. Ok, agora você já sabe o que é epub. Mas entendo que talvez ainda não esteja clara a sua funcionalidade.

Vou te ajudar com um exemplo:

Muita gente (e talvez até você mesmo) já passou pela seguinte situação: Imagine que Luiza estava fazendo um curso online e recebeu a recomendação de um livro que só estava disponível na versão digital. Ela acessou o site onde ele estava à venda, comprou, e teve direito a baixá-lo. O arquivo em questão possuía o formato “.PDF”. Ela fez o download dele no seu computador – notebook ou desktop -, e pôde ler sem problema algum. Afinal, ela conseguia dar zoom quando necessário, copiar o texto e até imprimir.

Agora, como Luiza precisava desse texto à mão, de forma mais acessível, ela resolveu enviar o arquivo para seu celular (considere também tablet ou leitor digital, como o Kindle, da Amazon, para esse exemplo). Ela percebeu então que ele não se adequava tão bem a esse formato de tela reduzida, trazendo a necessidade de fazer um esforço muito maior para conseguir dar sequência na leitura, pois as páginas pareciam muito grandes e principalmente, com as letras muito pequenas.

Imagina agora que a Luiza poderia ter acesso a um arquivo que, além de conseguir ler com facilidade em seu computador, ela poderia fazer o mesmo através de seu celular, tablet ou leitor digital. O ePub é um formato que permite a otimização do texto conforme o dispositivo de leitura.

Qual a diferença entre os formatos ePub e PDF?

A principal diferença entre ePub e PDF é a flexibilidade do ePub em relação ao formato fixo do PDF. No texto com formato ePUB o leitor pode escolher o tamanho das letras, a melhor fonte para leitura (Times New Roman, Arial e Cambria são algumas das que ficam disponíveis), estilo de página e tamanho de margem, por exemplo. Assim fica muito mais fácil de ler mesmo em telas pequenas.

Consigo ler ePub no computador e celular?

Sim, é possível ler ePub em computadores e celulares com o auxílio de programas específicos. O próprio Kindle, da Amazon, é um deles. Ele também tem versão de aplicativo para celular (Android e IOS). Outro programa comum com essa função é o Kobo. Ele é um dos principais concorrentes do Kindle, tem leitores digitais, programas para desktop e aplicativos para celular.

Além desses, existe uma série de outros programas e aplicativos que permitem a leitura de e-books no formato ePub. Um bem simples e prático é o Calibre. Inclusive, já usamos ele por aqui. Adobe Digital Editions, com versão para Windows, Mac OS X, Android e IOS, é outro programa que você pode utilizar. Existem ainda várias outras ferramentas disponíveis que você pode encontrar por aí, mas, muito provavelmente, alguma dessas sugestões pode resolver a sua questão.

Consigo fazer meu livro no formato ePub?

Sim, é possível transformar qualquer texto em formato ePub, com o auxílio de equipes qualificadas, que entendem as características e limitações para montar o arquivo deixando-o funcional e atrativo.

Vale ressaltar que pela principal característica do ePub ser a possibilidade do leitor modificar a exibição por conta própria, existem algumas limitações visuais na diagramação do material. Detalhes que vemos muitos nos livros impressos, em cabeçalhos e rodapés, e que em PDFs se mantém por serem quase sempre idênticos aos impressos, nos ePubs raramente são possíveis de utilizar. Por exemplo, como não existe paginação no ePub, pois ela é facilmente variável conforme as modificações que o leitor executa em seu dispositivo, não tem como elaborar nada “criativo” nesse espaço.

Por outro lado, apesar de ser visualmente simples, os sumários funcionam muito bem com Links, levando o leitor direto para o capítulo selecionado. Notas de rodapé também são elementos que é possível configurar para que, ao clicar na palavra destacada, mostre a nota de forma prática, conforme o dispositivo permite. Alguns deles mostram a nota em um pop-up na tela. Mas isso só acontece se o arquivo foi criado e configurado da forma correta.

Mesmo que os ePubs tenham limitações visuais, com fontes padrões e simples, sem muitos elementos criativos e atrativos visualmente, é importante lembrar que sua principal função é a responsividade, que ajudará o leitor a ter uma melhor qualidade em sua leitura. 

Mas se a sua dúvida é escolher entre o formato PDF ou ePub para criar seu ebook, sugerimos que pense no seu objetivo com ele. Em qual ou quais plataformas irá disponibilizar? Se você pretende comercializar em plataformas como a Amazon, Google Play Livros, Apple Books, entre outras, e principalmente se for um ebook literário, sugerimos pensar no formato ePub. O visual é mais importante no seu caso, ou a facilidade para a leitura? Alguns e-books costumam ter uma necessidade muito grande de elementos apelativos visuais, como os e-books de empresas para atração de lead. Nesses casos, o ePub não fará muito sentido, inclusive pelos locais onde provavelmente estarão disponíveis. Mas se você sabe que a facilidade para a leitura será mais importante para seu público, sugerimos optar pelo ePub.

Caso você ainda tenha dúvidas sobre o melhor formato para seu e-book, pode falar com a gente que estaremos à disposição para conversar sobre o assunto.